E LEMBROU-SE DEUS DE NOÉ

 

1 – Querida Igreja, quando Deus criou o mundo, tudo era belo e perfeito. Deus fez o Jardim do Éden e ali colocou o homem, para cuidar do jardim e para amar e adorar ao seu Criador. Porém, o homem pecou e desviou-se dos caminhos de Deus. O pecado, a violência e o ódio tomaram o coração do homem, que passou a cometer grandes pecados contra o Deus que o havia criado com tanto amor. Por isso, insatisfeito com a condição do homem, Deus resolveu pôr um fim àquela geração.

 

2 – Porém, Deus é bondoso e misericordioso e, no meio daquele povo mau e violento, Deus encontrou a Noé, um homem justo e sincero em tudo que fazia. Noé andava com Deus. E Deus resolveu poupar-lhe a vida e a vida de sua família, por isso, mandou que ele construísse uma grande arca, pois Deus iria mandar um grande dilúvio, o qual destruiria toda raça humana e também os animais,pois Deus estava muito irado com a terra.

 

3 – E disse Deus a Noé: Resolvi acabar com todos os seres humanos. Eu os destruirei completamente e destruirei também a terra, pois está cheia de violência. Pegue madeira boa e construa para você uma grande arca. Faça divisões nela e tape todos os buracos com piche, por dentro e por fora. Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá.

 

4 – Mas com você eu vou fazer uma aliança. Portanto, entre na barca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. Também leve para dentro da barca um macho e uma fêmea de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais e de todas as espécies de seres que se arrastam pelo chão, a fim de conservá-los vivos. Ajunte e leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer. E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.

 

5 – Ele passou vários anos, mas construiu a grande arca. Igreja, temos que entender que, até aquele tempo, nunca havia chovido sobre a terra. As pessoas nem sabiam como era a chuva e como Noé podia dizer que haveria um grande dilúvio? Ao verem aquele monte de madeira, as pessoas com certeza perguntavam o que era aquilo. E Noé lhes dizia que era um barco para escapar do dilúvio. Então as pessoas diziam que ele era louco, como é que ia acontecer uma coisa daquelas?

 

6 – Mas Noé não desistiu. Junto com sua família, continuou a construir a arca até que ficou pronta. Agora, vieram os animais para enchê-la. De todos os animais limpos eram sete casais e de todos os animais impuros, era um único casal. Depois dos animais, entraram na arca Noé e sua família. E, apesar de verem tudo isso, o povo daquela época não se converteu a Deus. Continuaram a fazer o que era mal e não se arrependeram de seus pecados. O pecado, a maldade e a violência de seus corações não permitiram que eles compreendessem qual era a vontade de Deus.

 

Todos: E assim, perderam a única oportunidade de salvarem suas pobres vidas. E quando Noé fechou a porta da arca por dentro, Deus a fechou por fora!

 

 

 

7 – Sete dias depois, as águas do dilúvio começaram a cobrir a terra. Se arrebentaram todas as fontes do grande mar, e foram abertas as janelas do céu, e caiu chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. A água subiu e levantou a arca, e ela começou a boiar. Porém, morreram todos os seres vivos que havia na terra, isto é, as aves, os animais domésticos, os animais selvagens, os animais que se arrastam pelo chão e os seres humanos.

 

8 – Então Deus lembrou de Noé e de todos os animais que estavam com ele na barca. Deus fez com que um vento soprasse sobre a terra, e a água começou a baixar. Então Noé soltou um corvo, mas ele não voltou para a arca. Depois Noé soltou uma pomba e por duas vezes ela voltou, mas na terceira não voltou mais e Noé entendeu que a terra já havia secado. Então, falou Deus a Noé, dizendo: Saia da arca junto com a sua mulher, os seus filhos e as suas noras.

 

9 – E Noé construiu um altar para oferecer sacrifícios a Deus, o Senhor. Ele pegou aves e animais puros, um de cada espécie, e os queimou como sacrifício no altar. O cheiro dos sacrifícios agradou ao Senhor, e Ele pensou assim: “Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana. Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos”.

 

10 – E hoje estamos agradecidos a Deus por mais um aniversário deste Círculo de Oração Infantil, onde temos aprendido a tua palavra e buscado a tua presença e ele tem respondido as nossas orações! Nós te louvamos, Senhor Jesus, por estarmos abrigados dentro da arca que é Cristo! Ele é o nosso Senhor e o nosso Salvador, que nos tirou do mundo e está nos levando ao Reino Celestial. Em Jesus, nós estamos abrigados da violência e da maldade deste mundo que vive sem paz e caminha para a perdição! Vem entrar nessa arca hoje, pois Jesus está voltando!

 

Todos: E assim como Deus se lembrou de Noé, Ele se lembra também de ti, ouve a tua oração e te dá resposta!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ore, jejue, decore e compareça aos ensaios.

Sua dedicação – a garantia de sua participação. Sua participação – a garantia de Deus operar em sua vida!

www.jograis.oi.com.br